Se uma palavra pode ferir mais que muitos tiros

Uma simples atitude ou um simples blog

pode vale mais que todas as palavras juntas


10 março, 2010

Dica de leitura

Uma ótima matéria sobre o dia internacional da mulher, alguns exclarecimentos e pontos de vista sendo escrita por um homem.

Resumo:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher (O que comemorar?)


Saindo do Terreno Comum

mulher Se a todos vocês não soar estranho o fato de um homem estar escrevendo um texto para o Dia Internacional da Mulher, é simplesmente por que o fato é sintomático da situação a qual vivemos em nossa sociedade. Gostaria, no entanto, que fosse sintomático de novos tempos onde a possibilidade de não ser necessário a celebração de um gênero específico nos mostrasse que estaríamos acima de dualidades ao tratar o ser humano. Infelizmente o sintoma é outro e infelizmente não é agradável.
Tanto o próprio fato de um homem estar escrevendo esse artigo quanto o fato de vocês não se espantarem, circunscrevem-se nos sintomas de uma sociedade que, embora lute cada vez mais para a diminuição das diferenças, está inserida numa cosmovisão maior que nem se apercebe daquilo que pode ser questionado e repensado em termos de modelos. Pensamos todos; homens, mulheres e transgêneros com base no pressuposto epistemológico falocêntrico do mundo globalizado.
Por que 8 de Março?
fabrica Acostumou-se associar a data de 8 de Março à morte de trabalhadoras nesse mesmo dia do ano de 1857, ocorrida por conta de um incêndio que teria sido criminoso na tentativa de debelar uma manifestação a favor de melhores condições de trabalho das mulheres americanas. No entanto muitos pesquisadores questionam os fatos históricos referentes à instituição dessa data e indagam os verdadeiros motivos que fizeram com que associassem a celebração a esse triste evento. O pior; esse triste evento teria ocorrido historicamente em 1.911 e não foi realizado deliberadamente, nem se relacionava a qualquer greve. Nesse caminho de busca das origens dessa comemoração alguns fatos foram descobertos e, curiosamente, são escamoteados das discussões referentes à comemoração do Dia da Mulher.
A Evolução do Feminismo e a Teoria dos Gêneros
A IMAGEM DO FEMINISMO O Feminismo não se configura em um bloco único de pensamento sistemático sobre a condição feminina. Ele parece traduzir um pluralismo próprio do SER Feminino e isso o torna fascinante tanto quanto o próprio SER Feminino que podemos inferir fenomenologicamente. O Feminismo parece prenunciar o que hoje tomamos como fundamentos da chamada pós-modernidade sem, contudo, se inserir nela como arcabouço epistemológico derivado: ele a antecipou e se delineia numa colcha de retalhos conceituais e numa multiplicidade de abordagens que se unem essencialmente na tentativa de várias mulheres pensarem suas condições frente ao mundo.


Artigo Completono blog "Filosofando na Penumbra"
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4991492146096613933

Ao Blog nossos agradecimentos por postar matéria como tal e nossos pedidos de desculpas por postar a matéria sem autorização do mediador do blog, a necessdidade de informação fala mais alto, não fazemos por mal sim pela diversificação do pensamento de luta da IGUALDADE SEXUAL!
Nossos parabéns pela autoria da matéria, completa, exclarecedora, e fora do comum.
Aos leitores informen-se,
Revolucionan-se: leiam mais para ser mais!
Fiquem em paz e pelo kaos
João...

Nenhum comentário: